Como voltar ao mercado de trabalho depois dos 30 ou 40?

Voltar ao mercado de trabalho ou mudar de carreira depois dos 30 ou 40 não é uma tarefa fácil.  Para driblar essa realidade e conseguir uma nova oportunidade de emprego, muitos profissionais mais velhos  têm apostado no Curso Técnico em Enfermagem.

Perfil dos Candidatos

O perfil dos candidatos que procuram um curso técnico é basicamente de pessoas que já trabalharam em outras atividades ou interromperam os estudos para cuidar dos filhos e não tiveram tempo nem renda para fazer um curso técnico, explica Robson Isac, Diretor Geral do Instituto Genoma.

Segundo ele, o perfil não é de quem estava parado e voltou para o mercado na mesma ocupação, a expectativa dessas pessoas é conseguir o que sempre sonharam, que é ter uma ocupação na área da saúde.

De acordo com a Coordenadora do Curso Técnico em Enfermagem do Instituto Genoma, Juliana Brandão, os profissionais mais velhos são bem aceitos na modalidade Home Care, porque essa modalidade é diferente da enfermagem hospitalar por não possuir rotinas tão pragmáticas e atender a diferentes normas técnicas, que são muito mais suscetíveis a preceitos culturais, o que favorece a contratação de profissionais com mais experiência de vida. 

Home Care

O Home Care, também conhecido como Atenção Domiciliar de Enfermagem, é uma modalidade alternativa de hospitalização que consiste no auxílio, avaliação e assistência para com o paciente e até mesmo familiares.

É uma alternativa de hospitalização muito mais forte em países como os Estados Unidos, mas que vem ganhando expansão no Brasil através de grandes hospitais e também de empresas que vendem esse tipo de serviço. 

Análise do Mercado de Trabalho

Há uma crescente demanda por profissionais técnicos em enfermagem para atuarem na modalidade Home Care em função da forte adesão dos planos de saúde a essa modalidade, "sobram vagas para os técnicos em enfermagem que atuam no cuidado aos idosos, crianças e adultos acamados", explica Juliana Brandão

Atuação Profissional

De acordo com a Resolução do Cofen nº 0464/2014 O Técnico em Enfermagem atuará na atenção domiciliar de Enfermagem auxiliando o enfermeiro nas atividades de Menor e Média complexidade. Além da habilidade de se adaptar as características de cada paciente, o profissional que trabalha na modalidade Home Care deve:

  1. Ter uma ótima habilidade de resolução de problemas que possam ocorrer, até a intervenção do enfermeiro.
  2. Não envolver-se com assuntos de natureza particular da família, mesmo que seja convidado a fazê-lo.
  3. Manter a confidencialidade de tudo que vê e ouve na residência do paciente.
  4. Ter iniciativa.
  5. Ser positivo.
  6. Ser honesto, discreto e ético.
  7. Desenvolver outras tarefas conforme necessário, e dentro do escopo da prática de enfermagem.

Conheça o curso Técnico em Enfermagem do Genoma

Curso com duração de 18 meses, No Genoma você conta com uma excelente equipe de professores que são especialistas na área, laboratório completo e estágio supervisionado na sua região, além de todo apoio da equipe do Genoma para você continuar com os estudos e se tornar um profissional altamente qualificado para o mercado de trabalho.