Não concluiu o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio? Saiba como você poderá trabalhar na área da Saúde.

Quem nunca participou de uma entrevista de emprego, em que perdeu todo o dia esperando em uma fila e na hora da entrevista não foi selecionado porque não tinha a escolaridade exigida? Se você ainda não tem o Ensino Médio ou o Ensino Fundamental completo e já passou por essa situação, continue a leitura. Nas próximas linhas vou explicar como você irá mudar de profissão ou conseguir o primeiro emprego na área da saúde. Venha comigo!


Área da Saúde em alta.


Um estudo divulgado pela Organização das Nações Unidas mostrou que em 2030 serão necessários 80 milhões de profissionais da saúde para atender a população mundial. Mas poucos estão sendo contratados agora por falta de escolaridade. Além do mais, algumas profissões na área, como por exemplo o Técnico em Enfermagem, terá melhores condições de emprego no período Pós pandemia, afirma o Prof. Romildo Amorim.


Mas eu ainda não concluí o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio, e agora? 

Existem dois caminhos para quem pretende atuar na área da saúde. Ou fazer uma faculdade ou um curso técnico. Como você ainda não concluiu a educação básica, você poderá terminar o Ensino Fundamental, o Ensino Médio mais um curso técnico na área da saúde ao mesmo tempo, em apenas um ano e meio. 

Legal né? Em outras palavras, caso você tenha feito somente até a antiga sexta série, por exemplo, você poderá trabalhar como um Técnico em Enfermagem ou um Técnico em Radiologia em apenas 18 meses.

Como funcionaria?

Existem algumas escolas no Estado de Goiás que oferecem cursos técnicos na área da saúde integrada ao Ensino Fundamental e Médio. Caso você tenha mais de 18 anos, você poderá procurar uma dessas escolas hoje mesmo e fazer sua inscrição para um processo de seleção. Esse processo irá avaliar seus conhecimentos e suas experiências, inclusive as profissionais. Em geral, a maioria dos candidatos conseguem ser aprovados nessa seleção e já iniciam em seguida os estudos, concluindo o curso técnico mais a EJA em apenas 18 meses.

Siga o exemplo da Cássia

Cássia parou de estudar na 7ª série aos 16 anos, em função da primeira gravidez. Cássia sempre teve o sonho de atuar na área da Saúde e aos 32 anos, mesmo sem ter concluído o Ensino Fundamental, ela iniciou o Curso Técnico em Enfermagem e a EJA em uma escola que dava a possibilidade de estudar as duas modalidades ao mesmo tempo. Cássia participou recentemente de uma entrevista de emprego, e diferente de anos anteriores, ela foi aprovada. Hoje, atuando como Técnica em Enfermagem, Cassia aconselha a todos persistirem em seus sonhos. "Eu só consegui me sentir realizada profissionalmente quando consegui trabalhar na área da saúde", relata Cássia. 


Agora que você já sabe o que fazer, procure hoje mesmo uma dessas escolas que oferecem esse tipo de modalidade de ensino e atue o quanto antes na área da saúde. 

EJA de graça mais Curso Técnico na área da Saúde

Inscreva-se na EJA, escolha o Curso Técnico na área da saúde que mais combina com você e conclua os dois cursos em apenas 18 meses. Você irá pagar apenas pelas mensalidades do curso técnico. Só no Genoma a EJA sai de graça.